EM PROL DO AMBIENTE
CONTRA O RACISMO
Análise dos elementos verbais e não verbais
da publicidade institucional
A passageira branca: arrogante, antipática, desrespeitosa - esta caracterização chega-nos pela forma como fala com a hospedeira e pela expressão facial (o olhar de desprezo é particularmente focado pela câmara); o ar de superioridade e a forma como está vestida, maquilhada e penteada ajudam a que associemos o comportamento discriminatório a uma classe social média-alta.
A hospedeira: calma, serena, respeitosa, ouvido atento, irónica (percebemos a ironia na sua intervenção final, quando convida o passageiro negro a levantar-se e a mudar para um lugar em primeira classe).
O passageiro negro: calmo, sereno, atento, silencioso (inicialmente concentrado na leitura de um livro, levanta a cabeça ao ouvir a reclamação da passageira que está ao seu lado; a sua expressão facial parece mostrar resignação perante algo a que talvez esteja habituado - se aceitarmos esta ideia a publicidade critica o racismo ao longo do tempo, passado e presente surgem lado a lado o que acentua a crítica) parece recuperar o seu lugar na sociedade e o sorriso através do convite da hospedeira.
(ideias exploradas com a turma de 3e do LI 2019-20)
***
***
***
Sem comentários:
Enviar um comentário